segunda-feira, 25 de abril de 2011

O CANADÁ E A SUCESSÃO REAL INGLESA

É o Canadá fracassem os esforços para reformar uma regra de sucessão real milenar que dá herdeiros masculinos para a prioridade do trono sobre seus irmãos feminino?

Durante meses, parlamentares britânicos — incluindo o vice-primeiro ministro Nick Clegg — têm sido propondo alterações a uma lei de 300 anos que permitiria que o Príncipe William e filho primogênito de Kate Middleton tornar-se monarca, independentemente do seu sexo.

Jornal Telegraph da Grã-Bretanha relata que o Canadá expressou oposição para alterar qualquer legislação que alteraria o princípio de primogenitura masculina — o costume que faz o filho primogênito de um príncipe ou Rei herdeiro do trono, mesmo se a criança tem uma irmã mais velha. O relatório não especifica que em Ottawa contra essa alteração.

Quando perguntado segunda-feira sobre a oposição do governo para a mudança, o líder conservador Stephen Harper disse canadenses não estão interessados em um debate sobre a monarquia.

"O sucessor ao trono é um homem. "O próximo sucessor ao trono é um homem, Harper, disse durante uma parada de campanha em Yellowknife, n.w.t"eu não acho que os canadenses pretende abrir um debate sobre a monarquia ou matéria constitucional neste momento. Que é a nossa posição. Só não vejo que como uma prioridade para os canadenses agora em todos os."

Sob a lei de instauração de 1701, não só são fêmeas subordinados na linha de sucessão irmãos masculinos, mas os católicos são impedidos de se tornar rei ou rainha, como é qualquer realeza que casar-se com os católicos.

O debate foi acionado no ano passado quando o britânico trabalho MP Keith Vaz apresentadas bill privado dos deputados no Parlamento britânico, chamando para as disposições para ser desmantelada.

Clegg descreveu o sistema atual como "antiquado" e tem trabalhado com outros deputados durante vários meses para eliminar a consideração do sexo das regras de sucessão.

"Acho que muitas pessoas se sentiria que neste dia e idade se Kate e William foram de ter uma filha como seu primeiro filho seria razoável ver se nós poderia mudar as tradições e convenções para que ela poderia eventualmente ascender ao trono"Clegg disse aos jornalistas na semana passada.

No início deste ano, o ministro britânico dos Assuntos Constitucionais, Mark Harper, chamado o acto de liquidação "discriminatória" mas também advertiu que poderia levar anos para alterá-lo.

Um porta-voz para o primeiro ministro disse o Telegraph , o Governo britânico já iniciou discussões com aqueles países da Commonwealth, que seriam diretamente afetados, mas notou o processo seria um longo.

A monarca britânico é o chefe de estado de 16 países da Commonwealth, incluindo o Canadá, e quaisquer alterações às regras de sucessão exigiria consultas com essas nações.

Se aprovadas, as alterações não afectaria a linha atual de herdeiros ao trono. Príncipe Charles é em seguida na linha a seguir sua mãe, a Rainha Elizabeth II, seguido pelo Príncipe William e, em seguida, seu irmão, Príncipe Harry.

O Palácio de Buckingham até agora se recusou a comentar sobre a questão.

Na segunda-feira, primeiro-ministro John chave da Nova Zelândia anunciou que seu país apoiaram a proposta para sucata o costume milenar, exercendo pressão sobre o governo canadense para indicar sua posição. Austrália, no entanto, supostamente permanece contra quaisquer alterações à regra atual.

Novo democrata líder Jack Layton disse que pensou que alterar a lei de sucessão foi sensato.

"I ' ve got to me, pergunto se o resto da Commonwealth é pensar em algo tão sensato, por que não deveria Canadá, pelo menos, ser envolvido nas discussões? Ele faz sentido para mim para esses tipos de discussões para realizar-se,"Layton disse aos jornalistas no Val d'or, que.

Tom Freda, um porta-voz dos cidadãos para uma República canadense, uma organização sem fins lucrativos que defende um cidadão canadense chefe de Estado em vez de um monarca não eleito e não-residentes, saltou sobre os relatórios da imprensa britânica, dizendo que o acto de liquidação mostra que a monarquia é incompatível com "valores canadenses contemporâneos".

"É apenas mais um motivo por que a monarquia é totalmente fora da etapa com sensibilidades do século XXI," ele disse a estrela. "Também é um exemplo gritante de como o Canadá não é totalmente independente".