sexta-feira, 1 de abril de 2011

PRINCIPE SAUDITA VISITA MOSCOU PARA EXPLICAR A SITUAÇÃO NO ORIENTE MÉDIO

Ministro das relações exteriores da Arábia Saudita na sexta-feira entregou Presidente russo Dmitry Medvedev uma mensagem do rei Abdullah numa reunião fsurpresa no Kremlin.

Príncipe Saud al-Faisal Medvedev deu a "mensagem pessoal" numa reunião que contou também com a Ministro das relações exteriores russo Sergei Lavrov e conselheiro de política externa do Medvedev Sergei Prykhodko, disse o Kremlin.

Não há mais detalhes sobre o conteúdo da mensagem foram divulgados na instrução Kremlin. Visita do Príncipe Saud tinha também não foi anunciada antecipadamente pelo lado russo.

A instrução russa disse que os dois lados discutiram a entrada de 14 de Março controversa das forças da Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos em Bahrain e a situação geral no norte de África e do Médio Oriente.

Falando das tropas do Golfo, o Príncipe Saud "explicou que esta ação foi tomada a pedido da liderança legítima de Bahrein," disse o comunicado do Kremlin.

Rússia , por sua vez "manifestou a esperança de que as forças realizadas (pelo Saudita e Emirados Árabes Unidos) esforços ajudarão a estabilizar a situação", acrescentou a instrução.

O Príncipe saudita também "confirmou a intenção principled" do rei Saudita Abdullah desenvolver laços "em todos os campos" entre os dois lados.

Rússia, um grande fornecedor de armas para o mundo árabe, tem se preocupado com o impacto que as revoltas no Médio Oriente terá em sua indústria de armas.

Funcionários advertiram que as sanções da ONU contra a Líbia vão custar a indústria de armas russas 4. 0 bilhões de dólares, mas Medvedev também assegurada a que Rússia absteve-se de utilizar seu direito de veto sobre a resolução da ONU que permite a ação militar na Líbia.

Visita do Príncipe Saud também veio na mesma semana que Medvedev recebido presidente palestino Mahmud abbas e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.