sexta-feira, 1 de abril de 2011

REI DA SUÉCIA VISITA BOTSUANA

Na terça-feira, 22 de Março, a visita de estado a Botswana começou. A rainha foi forçada a cancelar sua participação na visita de Estado como ela está sofrendo de gripe. O Governo sueco está sendo representado pelo Ministro da International Development cooperação Gunilla Carlsson e Ministro da agricultura Eskil Erlandsson.
O rei foi recebido pelo Presidente de Botswana Ian Khama no aeroporto de Gaborone. Depois de uma reunião privada entre o rei e o Presidente Khama, o rei participou da abertura da exposição fotográfica de Mattias Klum "natureza por Design — explorar o deserto pristine do Botswana em Galeria de arte do Botswana.
Galeria de arte do Botswana compartilha suas instalações com o Museu Nacional do Botswana, e os dois trabalham juntos.

O rei, em seguida, visitou Botswana Parlamento, onde ele foi saudado pela Dra. Margaret Nasha, primeiro orador feminino. Parlamento de Botsuana tem uma secção, com 57 membros eleitos e cinco membros adicionais que são nomeados pelo Presidente. Embora o Parlamento de Botsuana tem apenas uma câmara, ele tem duas casas. A segunda casa, Ntlo Ya Dikgosi, tem um papel consultivo e é composta por 35 chefes de casas hereditárias. Estes chefes não devem pertencer a qualquer partido político.

O primeiro dia da visita de Estado foi arredondado com uma visita à empresa Sanitas — diamantes verde do Botswana. O rei foi dado um tour da área e descobri sobre a empresa. Sanitas foi fundada na década de 1960 por Gösta Nilsson e agora é executado por seus filhos, Kent e Mattias Nilsson. Suas operações consistem em um viveiro de plantas, um restaurante e instalações que são usadas para exposições, conferências e banquetes. Hoje, Sanitas é o maior centro de jardinagem do Botswana.

À noite concluiu com um briefing com a delegação empresarial num jantar.