sexta-feira, 1 de abril de 2011

BÉLGICA ABSOLUTA EM SEU RECORD SEM GOVERNO

Com muito surrealismo, os estudantes organizaram a “Revolução das Batatas Fritas” para assinalar a passagem dos 289 dias sem governo, que contou com a participação de cerca de 5000 pessoas em todo o país !

Uma das participantes considera que os responsáveis políticos têm que fazer rapidamente algo que os permita ter mais gente contratada, caso contrário não conseguem fazer o trabalho em condições

Enquanto isso o Primeiro-Ministro interino em exercício, Yves Leterme, referindo-se à constituição de um novo governo no país diz ser ainda muito difícil de prever a data para que isso aconteça. Se será uma questão de semanas ou de meses, só o futuro próximo o dirá.

Os belgas vivem há nove meses neste impasse e desde as últimas eleições, a 13 de Junho de 2010,

Os partidos flamengos continuam a exigir a autonomia regional altamente reforçada.

Os francófonos que continuam a recusar, argumentam que o fazem porque receiam que essa mudança acabaria por dividir o país.

Consideram como prioridade a resolução de Bruxelas como sede de instituições da União Européia e sede da NATO e sentem igualmente a preocupação sobre de que forma se poderia dividir o país e o que fazer em relação à monarquia