terça-feira, 26 de abril de 2011

BOM RESULTADO PARA A MONARQUIA NA ASUTRALIA

Suporte para Austrália,para torna-se uma República caiu para uma baixa de 17 anos, de acordo com uma sondagem publicada na segunda-feira, apenas alguns dias antes do casamento real da Grã-Bretanha.

A pesquisa Newspoll constatou que quase como muitos australianos queriam manter laços com a família real da Grã-Bretanha como aqueles que queriam uma República, com suporte para cortando links caindo para 41 por cento - o nível mais baixo desde Março de 1994.

Apenas 25 por cento dos inquiridos foram fortemente em favor de uma República.

O número de aqueles que se opõem ao corte no link real subiu para 39 por cento de acordo com a sondagem de 1201 pessoas, publicado no jornal australiano, enquanto um em cada cinco disseram que não tinham nenhuma opinião forte de qualquer maneira.

Suporte para uma República foi maior entre aqueles com idades entre 35-49 e homens eram mais susceptíveis de ser a favor da abolição da monarquia da Austrália do que as mulheres.

Os australianos votaram contra uma República em um referendo de 1999 e suporte para o republicanismo atingiu o pico entre 2000-01 a 52 por cento. Ele tem constantemente subido desde então.

Mas apesar do Príncipe William ter popularidade na Austrália, 45 por cento dos entrevistados disse que apoiaria a abolição da monarquia se ele fosse rei.

O jovem príncipe, que está para se casar na sexta-feira, foi calorosamente recebido em duas visitas recentes Down Under, onde sua falecida mãe Diana foi muito amada e monarquistas acreditam que seu perfil tem impulsionado o suporte para a realeza.

"É muito improvável que veremos um plebiscito (em uma República) num futuro previsível," disse Philip benwell da Liga Australiana de monarquista.

"Quando você só tinha a Rainha (Elizabeth ii) e o Príncipe Charles, eles são ambos de uma geração mais velha. Agora você tem o Príncipe William, ele preenche essa lacuna.

"Prince William também preenche a lacuna entre Charles e Diana. Os republicanos de muitas maneiras tem perdido o barco".

A Austrália é uma democracia parlamentar independente que mantém o monarca da Grã-Bretanha como seu chefe de Estado. Outras antigas colónias britânicas, como Canadá e Nova Zelândia têm sistemas constitucionais semelhantes.