domingo, 24 de abril de 2011

A sangue plebeu para renovar a antiga monarquia

Em um reino encantado, em um país distante, uma festa rara está sendo preparada. Dentro de poucos dias, uma plebéia seguirá o caminho para se casar com o príncipe mais sonhado da corte em uma linda cidade européia.

Londres é o cenário de um dos acontecimentos mais esperados da família real britânica: o casamento do príncipe William com a jovem de classe média Catherine Middleton, conhecida como Kate. A união tem tudo para ser tornar um dos eventos mais vistos em todos os tempos com dois bilhões de telespectadores em todo o planeta. É o auge de uma história de amor que promete modernizar uma das monarquias mais tradicionais do mundo, o final feliz de um conto de fadas contemporâneo e o começo de um novo capítulo na história da coroa britânica.

Desgastado, o regime monárquico ganha o charme renovado de William e Kate. Os dois formam um casal bonito, jovem e dos tempos atuais. A noiva, nascida em berço simples, sem qualquer parente na aristocracia, vai levar um pouco da Inglaterra comum para o Palácio de Buckingham. É uma fábula que se repete depois de mais de 350 anos, quando James , duque de York, se casou com Anne Hyde.

O historiador inglês Andrew Roberts afirma que a realeza se beneficiou com aquela união. “Foi um tremendo sucesso. Anne Hyde trouxe à realeza uma nova espécie de determinação e bom senso”, declarou.

É Kate Middleton, agora, quem entra para a história. A britânica arrebatou o coração do príncipe herdeiro, o segundo na linha de sucessão ao trono, com os atributos que se espera de uma futura rainha: a elegância e o estilo, o sorriso franco, a espontaneidade e principalmente a firmeza. Imitada por milhares de jovens, perseguida pelos paparazzi, Catherine Middleton produz continuamente noticia.

Mas para o alivio da família real não se envolveu em escândalos, observa o editor de um jornal inglês, o jornalista Geordie Greig, nunca deu vexame em público. “Nós nunca a vimos sair de uma balada sem que estivesse exibindo a maior elegância, mesmo que fosse às três horas da madrugada”, revela.


Kate Middleton chegou a ser acusada de alpinista social
Perfeita para o papel de nova princesinha dos súditos, Kate soube se conduzir e não aceitou provocações, ainda que tenha sido acusada de alpinista social. Os boatos eram impiedosos: descreviam uma Kate disposta a quase tudo para conquistar o príncipe de Gales. Os tablóides divulgavam que ela calculadamente seguia os passos dele. Kate já foi chamada com expressões depreciativas como "encalhada", pelos oitos anos de namoro com o príncipe, tempo considerado longo demais para os padrões reais, até que foi pedida em casamento