domingo, 24 de abril de 2011

PROTESTO ANTI-MONARQUIA

Protestantes anti-monarquia de vários pontos da Europa vão deslocar-se ao Reino Unido para promover manifestações anti-família real a 29 de Abril, dia do casamento entre o Príncipe William e Kate Middleton.
Liderados pelo grupo britânico Republica, activistas oriundos da Suécia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Espanha e Bélgica vão planear diversos protestos no dia do casamento real.

Os protestos serão contra a utilização do dinheiro dos contribuintes europeus para financiar os casamentos das famílias reais um pouco por todo o continente.

Citado pelo Daily Telegraph, o líder do grupo, Graham Smith, destaca que «a maioria das pessoas» no Reino Unido «não se interessa pela monarquia ou a família real».

O dirigente aponta antes para a «oportunidade» que o casamento proporciona ao grupo Republica «de ganhar publicidade e notoriedade», pois «faz com que as pessoas pensem no assunto».

Graham Smith enfatizou ainda que os casamentos reais anteriores impulsionaram sempre o interesse pela republica, em contraste com o paralelo aumento da hostilidade dirigida à monarquia.

Desde o anúncio oficial do casamento entre o Príncipe William e Kate Middleton que a Republica aumentou quase para o dobro o seu número de membros, registando agora 14 mil apoiantes.

Noruega, Suécia e Dinamarca formam o contingente nórdico que se fará representar nos protestos, apesar dos três países serem governados por um sistema político assente na monarquia.

Helena Tolvhed, membro da Associação Republicana Sueca, frisou que «eventos reais fazem com que as pessoas reflictam sobre a monarquia como instituição», revelando que na Suécia «muitas pessoas chegaram à conclusão que é um fenómeno antiquado e um pouco bizarro».

O casamento real entre o Príncipe William e Kate Middleton está marcado para 29 de ABRIL.